Pular para o conteúdo principal

Ateísmo x Agnosticismo

Seria o Ateísmo a mesma coisa que o Agnosticismo?

Bom, muitos falam sobre ser um ou outro, ou os dois, mas o que realmente seriam essas denominações?
Ateísmo é a descrença ou a crença de que não existem deuses, demônios, espíritos, saci, currupira ou qualquer outro ser mítico.

Quem é ateu, não teme a deus ou aos deuses, não acredita e por isso não tem medo de ir ao inferno ou deseja chegar aos céus e encontrar o paraíso. Dizer que se ele fizer algo bom ele será abençoado é tão significativo para ele como dizer que se ele fizer algo ruim ele vai para o inferno: Não faz diferença nenhuma.
O que não significa dizer que o ateu é um ser sem escrúpulos, ele é bom simplesmente por que foi educado para ser bom, porque ele gosta de fazer o bem, porque está vivendo sob alguma lei que o obriga a seguir determinada conduta, mais nada. Assim como o ser mau, também não está associado a ter se associado á um ser maligno espiritual (vulgarmente conhecido como diabo, capiroto, pé-preto ou quaisquer outras denominações que quiserem dar), é pelo simples e puro prazer em ser um desvio social ou por algum tipo de doença ou transtorno, desvio ético ou algo assim).

Porém, os Agnósticos podem ser ateístas ou teístas, o que forma o agnóstico é apenas a relação que ele mantém com a sua crença ou descrença. Ele não simplesmente acredita em uma divindade, espírito, capeta, currupira ou coisas assim, ele questiona porque acreditar, ou então se ele não crê, ele questiona porque não acreditar.
Ele buscará fundamentos para embasar sua crença, buscará algo que explique e mesmo quando encontrar essa explicação, ele continuará questionando, pois entende que o questionamento é a base para o conhecimento.

Alguns me dirão, não podem haver religiosos agnósticos, porém, podem sim. Imaginem a situação em que alguém que acredita no deus Bilé e é agnóstico, ele se questionou porque crer e achou uma resposta convincente, para aquele momento, mas ele não parou de se questionar, uma hora ele poderá encontrar algo que refute a sua fé, e ele entenderá e seguirá por este novo caminho, mas ainda questionando. Poderá acontecer desta pessoa uma hora descobrir uma evidência que o leve de novo a Bilé ou a outro deus qualquer, e ele o adotará novamente.

O que nunca acontecerá, na minha modesta opinião, é encontrar alguém que se diz de uma religião específica e frequenta uma igreja, sinagoga, templo, terreiro ou qualquer outro espaço, em que o pensamento seja tolhido, como nas igrejas católicas, protestantes, templos muçulmanos, que o "estudo" se dá sobre rígidas orientações e regras direcionadas pelo tutor, padre, pastor, bispo, pai de santo, ou clérigo. Onde o pensamento livre é mal visto.

Como moro no Brasil, sou brasileiro, o exemplo mais próximo é o cristianismo, vou usá-lo como exemplo.
Alguém conhece um cristão (não importa a ordem) que lê a bíblia? E que lê a bíblia inteira?
Geralmente a bíblia é lida em trechos, normalmente recomendados em algum estudo. Quando eles querem justificar sua crença, o que está escrito na bíblia é correto, é a verdade absoluta. mas quando esta palavra beira o absurdo (e creiam, ela o faz muitas vezes), a justificativa muda, diz-se que são parábolas, que não se deve considerar o aspecto literal do que está escrito. Se algum desses cristãos que conheceis, seguisse o que está na bíblia ele já teria enlouquecido. Claro, este é o meu questionamento, que sou Ateu e agnóstico.

Em resumo, na verdade eles são coisas completamente diferentes, o ATEÍSMO é a pura e simples descrenças em seres "sobrenaturais". o AGNOSTICISMO por sua vez, é o questionamento (seja ele teísta ou ateísta) da existência de uma divindade, é o não crer ou o crer, porém questionando, como: se deus existe, onde estão as provas? ou Se deus não existe, onde estão as provas? Refutando a pura e simples crença ou descrença, buscando argumentos válidos e refutando o exemplo bíblia, pois ela não tem nenhum fundamento, precisa crer em deus para acreditar que ela foi "escrita" por deus ou sobre sua inspiração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Levítico 12:1-5

1 - Disse mais o Senhor a Moisés: 2 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda. 3 - E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. 4 - Depois permanecerá ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; em nenhuma coisa sagrada tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. 5 - Mas, se tiver uma menina, então sera imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação. Comentário oportunos: # Vale ressaltar que o parto é de dor e sofrimento, segundo a bíblia, para que a mulher pague por ter sido a culpada pelo homem ter sido expulso do paraíso. # A bíblia é machista, logo todo cristão que se preza também deva ser se quiser seguir os ensinamentos bíblicos. # O que? Você é cristã e não sabia disso? Que coisa não? Acho que você não sabe